EnglishPortugueseSpanish

NotíciasTST: deve haver relação hierárquica para configurar grupo econômico

É imprescindível a existência de relação hierárquica de uma empresa sobre a outra para que se configure o grupo econômico e haja a atribuição de responsabilidade solidária entre empresas. Esse é o entendimento do ministro Breno Medeiros, do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Para o magistrado, não basta o fato de haver sócios em comum entre as empresas, ou a existência de mera relação de coordenação entre elas. O ministro ressaltou ainda que a solidariedade entre empresas, para efeitos da relação de emprego, ocorre sempre que estiverem sob o mesmo controle/administração ou sob a mesma direção.

Medeiros salientou ainda que o TST possui jurisprudência robusta no sentido que a existência de relação hierárquica de uma empresa sobre a outra é essencial para a configuração do grupo industrial/comercial.

No seu voto, o ministro apontou também que o tribunal a quo não tracejou os elementos que evidenciassem o requisito, de forma a autorizar a responsabilidade solidária. Desse modo, o magistrado conheceu do recurso de revista, dando-lhe provimento para excluir a responsabilidade solidária da recorrente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22