EnglishPortugueseSpanish

NotíciasIN define o conceito de “Águas Jurisdicionais Brasileiras”

Por meio da instrução normativa nº 3/2022, o Ministério da Defesa estabeleceu o conceito de Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). As AJBs representam um espaço estratégico para o país, de relevância comercial, de pesquisa, defesa e de exploração de recursos naturais.

Segundo a norma, as Águas Jurisdicionais Brasileiras “compreendem as águas interiores e os espaços marítimos, nos quais o Brasil exerce jurisdição, em algum grau, sobre atividades, pessoas, instalações, embarcações e recursos naturais vivos e não-vivos, encontrados na massa líquida, no leito ou no subsolo marinho, para os fins de controle e fiscalização, dentro dos limites da legislação internacional e nacional. Esses espaços marítimos compreendem a faixa de 200 milhas marítimas contadas a partir das linhas de base, acrescida das águas sobrejacentes à extensão da Plataforma Continental além das 200 milhas marítimas, onde ela ocorrer.”

Amazônia Azul

O Brasil conserva muitas potencialidades em seu litoral, que compreendem valiosos recursos naturais, rotas marítimas de comércio nacional e internacional, além de grandes concentrações populacionais e centros urbanos. Dada a importância das AJBs e a necessidade de proteção dessas áreas, elas são denominadas de Amazônia Azul.

A delimitação e definição conceitual das áreas são fundamentais para a sua proteção. A instrução normativa do Ministério da Defesa foi publicada hoje, no Diário Oficial da União e revogou a Instrução Normativa n° 1/MB/MD, de 7 de junho de 2011.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22