EnglishPortugueseSpanish

NotíciasTST: formação de banco de horas negativo autoriza desconto no salário do trabalhador

O Tribunal Superior do Trabalho, por intermédio da Segunda Turma, decretou a validade de uma convenção coletiva que possibilitava desconto no salário do trabalhador, em caso de formação de banco de horas negativo.

O acordo estabeleceu uma jornada de oito horas diárias e 44 semanais para o trabalhador. Caso esta carga horária não seja cumprida pelo trabalhador e ele forme um banco de horas negativo, as empresas empregadoras, após 12 meses, podem descontar as horas devidas. A hipótese poderá ocorrer também quando há demissão ou dispensa motivada.

Banco de horas positivo

Se o trabalhador tiver um banco de horas positivo, poderá compensar por meio de folgas ou pagamento de horas extras com adicional de 50%, conforme previsto na Constituição Federal.

Decisão

A decisão no colegiado do TST, foi unânime e seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no seguinte sentido: acordos ou convenções coletivas de trabalho que limitam ou suprimem direitos trabalhistas são válidos, desde que seja assegurado um patamar civilizatório mínimo ao trabalhador.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22