EnglishPortugueseSpanish

NotíciasSTF iniciará julgamento sobre a certidão de débito trabalhista

O Supremo Tribunal Federal iniciará no dia 9 de dezembro, o julgamento sobre a validade da lei que criou a certidão de débito trabalhista como requisito para a participação em licitações.

No processo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) questionou a Lei nº 12.440/11, que torna obrigatória a apresentação da certidão pelas empresas que pretendem participar de procedimentos licitatórios. O dispositivo foi inserido na CLT e define que a certidão tem validade de 180 dias, certificando que a empresa está quite com a justiça trabalhista.

A CNI critica os critérios previstos na lei que incluem as empresas no denominado BNDT – Banco Nacional de Devedores Trabalhistas e na negativa de fornecimento da certidão. Para a confederação os requisitos infringem os princípios do contraditório e da ampla defesa.

“Na mesma linha de afronta constitucional encontra-se o cadastramento de empresas no BNDT, às quais se impute, mesmo sem sentença judicial transitada em julgado, o descumprimento de termos de ajustamento de conduta ou de termo firmado perante comissão de conciliação prévia”, acrescenta.

O julgamento das ADIns 5.474 e 4.742, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, ocorrerá em plenário virtual com data prevista para encerrar em 16 de dezembro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22