EnglishPortugueseSpanish

NotíciasSenado aprova nova oportunidade para réu quitar obrigação, antes de indenizar

O Projeto de Lei n° 2.812/23, que oportuniza novamente ao réu cumprir as ordens judiciais, antes de ser obrigado a indenizar o autor da ação, foi à sanção do presidente da República.

O projeto acrescenta parágrafo único ao art. 499 do Código de Processo Civil, para conferir ao réu a oportunidade de cumprir a tutela específica, em caso de requerimento de conversão em perdas e danos.

De acordo com o ordenamento processual vigente, a parte lesada pelo inadimplemento contratual tem a faculdade de demandar o cumprimento da tutela específica prevista em contrato ou requerer diretamente a indenização por perdas e danos.

A ideia é que havendo a possibilidade de a obrigação ser cumprida corretamente, seja dada a oportunidade ao devedor, de honrar com sua quitação, especialmente quando o inadimplemento se deu de forma não intencional ou ocorreu devido a situações que fogem ao seu controle.

“Havendo a possibilidade de a obrigação ser cumprida corretamente, a legislação pode e deve conciliar o pagamento das perdas e danos decorrentes do atraso com a concessão de oportunidade para o adimplemento posterior.”, afirmou, em sua justificativa, os deputados Luciano Bivar (União / PE) e Marangoni (União / SP), autores do projeto.

Redação

A redação do parágrafo único do art. 499 do Código de Processo Civil ficou assim: “Requerida a conversão em perdas e danos, o juiz concederá, primeiramente, a oportunidade para o cumprimento da tutela específica.” (NR).

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22