EnglishPortugueseSpanish

NotíciasMedida provisória prorroga suspensão de tributos do regime “drawback”

Por meio da Medida Provisória nº 960/2020, o governo federal prorrogou os prazos de suspensão de pagamentos de tributos concedidos no regime especial de drawback. A condição é que as parcelas já tenham sido prorrogadas por um ano pela autoridade fiscal e que possuam vencimento ainda em 2020.

A prorrogação vale para os tributos previstos no art. 12 da Lei nº 11.945/2009 (altera a legislação tributária federal e dá outras providências). Este dispositivo trata da suspensão do IPI, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes em operações de aquisição no mercado interno ou por importação de mercadoria para emprego ou consumo na industrialização de produto a ser exportado.

Esta previsão legal é conhecida como regime especial aduaneiro drawback que, de forma simplificada, consiste na suspensão ou eliminação de tributos sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

A MPV nº 960/2020 autorizou a suspensão por mais um ano (contado da data do respectivo termo) para toda relação de mercadorias previstas no art. 12, compreendendo:

– as utilizadas em reparo, criação, cultivo ou atividade extrativista de produto a ser exportado e

– as decorrentes de aquisições ou importações das empresas fabricantes- intermediárias para a industrialização de produtos a serem diretamente fornecidos a empresas industriais-exportadoras para emprego ou consumo na industrialização de produto final destinado à exportação.

A Medida Provisória nº 960/2020 foi publicada hoje, no Diário Oficial da União.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22