EnglishPortugueseSpanish

NotíciasVocê, empresário, já se atentou para a necessidade de proteger o seu patrimônio?

Você, empresário, já se atentou para a necessidade de proteger o seu patrimônio, garantindo um futuro seguro?

Construir um patrimônio durante a vida exige muito trabalho e dedicação. E preservar este patrimônio para as próximas gerações requer planejamento e uma atuação direcionada a construção de pilares sólidos para a empresa, destinados a suportar qualquer e eventual turbulência no negócio.

Você conhece as ferramentas para isso? Uma delas é a holding, uma empresa controladora de outras empresas, posto que detém ações ou cotas destas organizações.

Você sabe o que é holding familiar?

A holding familiar também é a uma das formas mais profissionais e técnicas de se administrar um patrimônio pertencente a uma família. Além de auxiliar na edificação patrimonial, ela também possibilita estabelecer como se dará a sucessão dos seus titulares. Em resumo, esta empresa figurará como “controladora” do patrimônio de pessoas físicas de uma mesma família, que por sua vez, passam a deter participações societárias.

Você sabe qual o objetivo da holding familiar?

O objetivo da holding familiar é proteger ativos da família, por meio de um planejamento, em que  estabelecem as regras de administração coorporativa dos sucessores. A holding familiar passa a integrar, no seu capital social, o patrimônio de pessoas físicas ou de um grupo de familiares. No futuro, as quotas e ações da sociedade são transferidas aos herdeiros por meio de doações. Até que isso ocorra, pode-se estabelecer no contrato social cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade, incomunicabilidade e reversão. O usufruto também é um instrumento jurídico que pode ser utilizado entre as partes interessadas.

Você conhece as principais vantagens da holding familiar?

A criação de uma holding familiar traz as seguintes vantagens ao empresário:

Preservação do patrimônio: a holding familiar preserva o patrimônio pessoal de seus sócios ou cotistas em relação a responsabilidade solidária em empresas que participem.

Planejamento financeiro:  a holding familiar possibilita traçar um plano financeiro coletivo, com a definição de responsabilidades de cada familiar, com a determinação de políticas de investimento, com estabelecimento de reservas e com a forma de distribuição de lucros.

Planejamento tributário: por meio da holding familiar é possível aproveitar incentivos fiscais como pessoa jurídica.

Planejamento sucessório: a holding familiar permite uma sucessão hereditária mais facilitada, principalmente no que tange ao inventário.

Aguarde nossa próxima publicação sobre o tema em que apresentaremos as desvantagens da holding familiar, como se montar uma sociedade como esta, e muito mais!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22