EnglishPortugueseSpanish

NotíciasPEC pode autorizar Congresso Nacional “sustar” decisões do STF

A Câmara dos Deputados recebeu o protocolo de uma proposta de emenda constitucional (PEC 50/2023) que autoriza o Congresso Nacional a derrubar decisões do Supremo Tribunal Federal. Poderão ser “sustadas” decisões, que eventualmente venham extrapolar os limites constitucionais. A PEC foi assinada por 175 deputados.

Quórum qualificado

Alterando o art. 49 da Constituição Federal, a proposta possibilita o Congresso Nacional, por maioria qualificada, sustar as decisões da Suprema Corte. A norma estabelece que a votação ocorra em dois turnos com a deliberação de três quintos dos membros de cada Casa legislativa sobre projeto de Decreto Legislativo do Congresso Nacional, apresentado por 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Este decreto legislativo, que tem o objetivo de suspender a decisão transitada em julgado, será promulgado pelo presidente do Congresso Nacional e comunicado ao Supremo Tribunal Federal, para vigência imediata.

Justificativa

Na justificativa da proposta consta que a norma não fere cláusula pétrea e não retira prerrogativa do STF, mas “acrescenta nas prerrogativas do Congresso Nacional os meios eficazes de assegurar sua competência”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22