EnglishPortugueseSpanish

NotíciasLei que regulamenta a tributação de fundos exclusivos de investimento é sancionada

A Lei 14.754/23, que altera a tributação de rendas oriundas de fundos exclusivos de investimento e offshores, foi sancionada pelo presidente da República. A legislação criou novas taxações para esses investimentos.

O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12, com vetos relacionados aos sistemas de negociação de Fundos de Investimentos em Ações. Pelo texto original, deveriam funcionar como sistemas centralizados multilaterais de negociação.

Fundos exclusivos

Atualmente, o pagamento do Imposto de Renda (IR) sobre os valores dos fundos exclusivos ocorre no momento do saque. Os demais fundos do Brasil realizam a tributação semestralmente (come-cotas).

Pela nova lei, as normas relativas aos fundos exclusivos ficam alinhadas às dos outros fundos. Assim, a partir do ano que vem, as pessoas que auferem mais renda passam a ser tributadas em 15% sobre o rendimento para fundos de longo prazo. Para os de curto prazo (investimentos de até um ano), a alíquota é elevada a 20%.

Offshores

A Lei 14.754/23 estabelece a cobrança anual de 15% de IR aos fundos offshores, em 2024. Pela legislação anterior, os contribuintes pagavam 15% sobre ganhos de capital no momento e se os recursos retornassem ao Brasil.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22