EnglishPortugueseSpanish

Sem categoria‘Janela partidária’ ficará aberta até 1º de abril

A temporada para a troca de partidos entre os deputados federais (janela partidária) se iniciou e deverá ficar aberta até o dia 1º de abril. O período de 30 dias ocorre em cada ciclo eleitoral, possibilitando ao candidato que mude de legenda, sem configurar infidelidade partidária e perda de mandato.

A Lei 9.504/1997 no seu artigo 93-A determina que a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Além de servir de termômetro para as candidaturas nas eleições, a movimentação entre os partidos (e a posterior acomodação partidária) permite também a percepção nas pesquisas de intenção de votos.

A janela partidária passou a fazer parte do calendário eleitoral a partir de 2015. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que foi criada, foram registradas 275 trocas de legendas entre deputados com mandato vigente.

Interpretação do TSE

O TSE fixou entendimento de que, nas eleições proporcionais de deputados e vereadores, o mandado pertence ao partido e não ao parlamentar. Neste ano, apenas os deputados poderão usufruir do procedimento, já que em 2018, o tribunal firmou que só o legislador que estiver no final de seu mandato poderia utilizar-se da janela partidária. Assim, os vereadores em exercício somente poderão mudar de partido nas em 2024 (próximas eleições).

Existem outras formas de alternar legenda: fim ou fusão de partido; criação de uma sigla; grave discriminação pessoal ou desvio do programa partidário.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://barretodolabella.com.br/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.png

Filiais nas principais cidades do Brasil // Estamos onde nosso cliente está

Todos os direitos reservados

Leia nossa política de privacidade

Desenvolvido por Design C22